CFTV de Qualidade é muito mais do que apenas câmeras de boa resolução
top of page
  • Foto do escritorPeniel Segurança Eletrônica - Mais de 30 anos Tornando sua Vida mais Segura

CFTV de Qualidade é muito mais do que apenas câmeras de boa resolução

Atualizado: 30 de jan. de 2023



Hoje a maioria das câmeras do mercado são câmeras Full HD (2.1Mpixels).


Entretanto, raramente um sistema que utiliza estas câmeras está projetado de forma a aproveitar esta resolução, que acaba sendo desperdiçada.


Isto ocorre por diversos motivos:


a) O primeiro motivo é que ao observar as câmeras, esta observação na maior parte do tempo será feita apenas através de um mosaico de 16 câmeras.


Se a tela toda estiver sendo usada apenas para apresentar o mosaico, e considerando que o monitor ou tv é Full HD (1920x1080 = 2,1Mpixels), cada imagem terá 1/16 desta resolução. Observe que apenas substituir o monitor ou tv por um UHD (4K) muito provavelmente não mudará absolutamente nada, pois a imensa maioria dos DVRs ou HVRs do mercado possuem apenas saídas com resolução máxima Full HD.



b) O segundo motivo deste desperdício da resolução da câmera é que ao gravar as imagens, essa resolução é significativamente reduzida, ou porque o sistema de gravação é o chamado 1080N, também chamado de 1080 lite, ou porque a empresa que instala irá reduzir ainda mais esta resolução para estender o período de gravação sem precisar utilizar HDs (Hard Drives) maiores, pois o custo destes dispositivos é significativo. Os gravadores (DVRs ou HVRs) 1080N (ou 1080 lite) trabalham com câmeras full HD (2.1Mpixels = 1920x1080), são capazes de apresentar individualmente essa câmera (em tela cheia) em Full HD, mas gravam em 1080N (960x1080 ~= 1Mpixel), desperdiçando ao menos a metade da resolução. Entenda melhor este item lendo o artigo (clique no link): "Não compre gato por lebre".


c) É muito comum encontrar sistemas em que o gravador fica em um ponto do condomínio, normalmente escondido, e a imagem do mosaico de câmeras é transmitida para a portaria, sem que o observador possa selecionar uma câmera específica e colocá-la em tela cheia. O uso de gerenciadores de imagem permite que esse problema seja evitado. Entenda melhor este item lendo nosso artigo sobre gerenciadores de imagens e suas vantagens.



d) A falta de um correto projeto do cabeamento utilizado, dimensionando corretamente o conjunto de cabos de vídeo e de alimentação, assim como prevendo em cada ponto a correta demanda de energia, e suprindo estas demandas em todos os momentos do dia, fazem com que o sistema tenha sua qualidade deteriorada com rapidez. Principalmente no período da noite, quando o sistema de infravermelho é ativado ampliando a demanda de energia, o sistema costuma apresentar imagens muito inferior a desejada e necessária. Isto é ainda mais perceptivo em sistemas utilizando câmeras sem fio, ou câmeras Ip em geral. O projeto da rede nestes casos é determinante. Entenda melhor sobre o correto projeto de redes lendo (clique neste link) este artigo.

e) Cabeamentos instalados sem uma correta infraestrutura, com cabos expostos e não protegidos por eletrodutos, além de poluírem esteticamente, se deterioram com rapidez, comprometendo por completo a qualidade do sistema de CFTV, e causando enormes gastos de manutenção. Mesmo que seu condomínio ou empresa não possua esta tubulação embutida, há opções como a que mostramos neste artigo referente a opções de tubulação para cabeamentos (no caso do artigo, cabeamentos de alarme de incêndio).


f) Um projeto mal dimensionado de alimentação elétrica das câmeras prejudica a qualidade das imagens e gera interferências.


Os projetos de CFTV que a Peniel instala preveem o aproveitamento máximo destas câmeras full HD e permitem inclusive o uso pontual de câmeras de maior resolução de forma a atender demandas específicas de cada cliente. Entre em contato conosco e um de nossos consultores lhe apresentará em detalhes tudo o que a Peniel tem a oferecer para que você obtenha o melhor custo benefício em seu sistema de CFTV, seja ele de pequeno ou de grande porte, com ou sem fio.


325 visualizações
bottom of page