Alternativas de Infraestrutura Para Implantação de Alarmes de Incêndio
top of page
  • Foto do escritorPeniel Segurança Eletrônica - Mais de 30 anos Tornando sua Vida mais Segura

Alternativas de Infraestrutura Para Implantação de Alarmes de Incêndio em Prédios Mais Antigos



Ainda hoje há um grande número de prédios antigos que não possuem equipamentos de alarmes de incêndio.


E quando os responsáveis adquirem consciência da obrigação legal de implantar o quanto antes evitando incorrer em crime de omissão e consequentes efeitos na esfera cível, surge o problema de como fazer esta instalação. A melhor opção certamente é cortar paredes e embutir toda a infraestrutura necessária à passagem dos cabos, depois fechar e efetuar a pintura das paredes. Porém, em muitos casos, este custo é uma barreira a implantação imediata do sistema.


Para isto surgem as alternativas de implantação, com dutos de sobrepor que sendo corretamente instalados permitem uma relativa discrição. A seguir vamos mostrar algumas imagens de um sistema que a Peniel Segurança Eletrônica implantou em um condomínio utilizando esta alternativa prevista na norma técnica vigente:


Apesar de parecer que a infraestrutura está embutida, na realidade ela corre sobreposta, tendo a maior parte passado pelo poço do elevador:



O resultado é que a maior parte do sistema tem sua infraestrutura instalada de forma muito discreta:


Nos casos em que o sensor precisa ser posicionado distante do poço do elevador, o uso de eletrodutos brancos permitem uma melhor discrição. E conforme a norma vigente, a tubulação não necessita ser toda em vermelho, basta que, consideradas as distâncias e formatação previstas na referida norma, haja a correta sinalização de que a referida tubulação pertence ao sistema de alarme de incêndio, conforme se vê nas fotos a seguir:




Assim, seu condomínio, e especialmente você síndico e/ou administrador, não tem motivos para correrem riscos: entre imediatamente em contato conosco.


A Peniel Segurança Eletrônica tem sempre a melhor solução para o seu problema.


477 visualizações
bottom of page