NÃO COMPRE GATO POR LEBRE – AO COMPRAR SISTEMA DE CFTV ENTENDA O QUE ESTÁ ADQUIRINDO
top of page
  • Foto do escritorPeniel Segurança Eletrônica - Mais de 30 anos Tornando sua Vida mais Segura

NÃO COMPRE GATO POR LEBRE – AO COMPRAR SISTEMA DE CFTV ENTENDA O QUE ESTÁ ADQUIRINDO

Atualizado: 10 de fev.



Após selecionar orçamentos, a empresa escolhida lhe entrega um HVR (DVR que também aceita câmeras IP) e câmeras de segurança Full HD, e você pensa que tem um sistema Full HD com gravação Full HD. Mas não tem. Na realidade, seu sistema será capaz de gravar, no máximo, em menos da metade desta resolução e provavelmente apresentará as imagens das câmeras também desta forma. E isso fará uma enorme diferença quando precisar identificar uma placa de veículo ou visualizar uma fisionomia em uma imagem de uma área maior e mais aberta.


Mas o pior...

Mas o pior é que você nem sequer percebeu que comparou orçamentos completamente diferentes de ditos sistemas Full HD, e escolheu pelo preço, pensando ser a mesma coisa, ou ao menos similar.


"Recursos" comerciais que confundem o termo FULL HD:


Equipamentos que não gravam câmeras Full HD (1920x1080 pixels = 2,1 Mpixel = 1080p) em Full HD e que na grande maioria das vezes também não apresentam as imagens em Full HD, são chamados de equipamentos Full HD pelos alegados seguintes motivos:

a) Apresentam a saída de vídeo em Full HD, ou seja, apresentam o conjunto de câmeras, o chamado mosaico, nesta resolução;

b) Aceitam também câmeras IP (ligadas via rede), raramente utilizadas neles, e para estas câmeras conseguem visualizar e gravar em Full HD (1080p), porém para as câmeras mais utilizadas, quer sejam de tecnologia AHD, HDCVI ou HDTVI, isso não ocorre mesmo estas câmeras sendo realmente Full HD.



A confusão entre os termos: 1080p, 1080p Lite e 1080N:


Também o que aumenta a confusão é que o termo 1080p, que designa uma imagem Full HD, cuja resolução é de 1.920 pixels x 1.080 pixels, ou seja, 2,1 Mpixels, é confundido por termos parecidos: 1080N ou 1080p lite. Sendo que qualquer um destes dois temos se referem a equipamentos que gravam na resolução 960 pixels x 1.080 pixels, aproximadamente 1 Mpixel, o que os igualam aos sistemas HD (720p = 1.280 pixels x 720 pixels, aproximadamente 1 Mpixel).


A diferença entre o 1080N ou 1080p lite é que, apesar de ambos gravarem em aproximadamente 1Mpixel, o 1080p lite visualiza a imagem de câmeras Full HD em 1080p (2,1Mpixel). O quadro abaixo explica melhor:


Observação: Há equipamentos no mercado denominados 1080p lite que no entanto visualizam e gravam câmeras Full HD em 1080N (1,03 Mpixel).



Exemplos dos líderes do mercado (nacional e mundial):


Apenas para melhor entender isso, mencionaremos modelos de dois fabricantes, o mais vendido no Brasil (Intelbras) e o mais vendido no mundo (Hickvision). Ambos, ao contrário da maioria dos fabricantes, possuem linhas com equipamentos com gravação em 1080p, de maior custo e que geralmente precisam ser encomendados (grande parte dos distribuidores não os mantêm em estoque), e linhas que são o carro chefe da marca, equipamentos chamados Full HD, que utilizam câmeras Full HD, mas que gravam em 1080N.


No caso da Intelbras, a linha mais vendida é a linha 1.000. O equipamento MHX 1116, o mais vendido de 16 câmeras, grava e visualiza as imagens em 1080N (1Mpixel). A partir do segundo semestre de 2.021, este modelo foi substituído pelo MHX 1216, equipamento 1080p Lite, nome que, como anteriormente explicado, o fabricante dá a um equipamento que grava em 1080N (HD), mas visualiza imagens de câmeras Full HD em 1080p (Full HD). A linha de menor custo da Intelbras que grava em 1080p é a série 3.000, de custo muito superior ao de seu carro chefe.


O mesmo ocorre com a Hickvision, com seu carro chefe de 16 câmeras, o DS-7216, que é denominado como 1080p Lite, e que é vendido pelas empresas de instalação como Full HD. Como dito, a Hickvision possui equipamentos que gravam em 1.080p, mas, devido ao seu maior custo, saem tão pouco que precisam ser encomendados, não sendo comum encontrá-los nos estoques das distribuidoras.




A importância do uso de um monitor/tv correto:


Por fim, cabe observar que quando qualquer um destes aparelhos apresentam imagens em mosaico, a imagem individual de cada uma das câmeras do mosaico será uma fração de uma imagem total Full HD, mosaico este que só será visto em Full HD se utilizado um monitor Full HD. E o mesmo ocorrerá ao observar uma câmera Full HD em tela cheia: se o monitor for de resolução inferior, a imagem ficará comprometida.


Assim, a resolução mínima de um monitor para um sistema corretamente dimensionado, precisa ser de 1920x1080p. E mesmo em monitores há confusão: alguns monitores possuem resolução menor que esta mas são vendidos como Full HD porque são capazes de receber em sua entrada sinais Full HD (cuja resolução é internamente reduzida).


Uso da tecnologia 4K em sistemas Full HD:


Em projetos específicos em que se requer mais resolução, a Peniel Segurança Eletrônica utiliza câmeras, gerenciadores de imagem e monitores 4K, que geram imagens com quatro vezes (4x) mais resolução que as imagens Full HD.


Mas mesmo em sistemas Full HD, podemos utilizar recursos 4K: utilizando gravadores Full Hd conectados a gerenciadores com saída de vídeo 4K acoplados a Tvs/monitores 4K (UHD). O uso de gerenciadores é muito utilizado em condomínios e empresas pois os gravadores assim, ficam escondidos em um ponto diferente ao de observação, protegendo as imagens gravadas. Mas a principal vantagem do uso de gerenciadores com saída de vídeo 4K é que com eles obtemos mosaicos em que a imagem individual de cada câmera no mosaico é multiplicada por 4x comparado ao uso de um monitor Full HD. Veja o comparativo abaixo, onde o número de câmeras observadas varia, mas a resolução de cada câmera se mantem a mesma nos diferentes tipos de monitores:




Se desejar se aprofundar mais em como obter um sistema de CFTV de qualidade, convidamos a ler também os seguintes artigos:





Peniel Segurança Eletrônica:

Nossos consultores estão preparados para analisar sua necessidade específica, sem compromisso, e determinar os equipamentos corretos para o melhor aproveitamento de seu investimento.


Todos os consultores recebem suporte de nossos engenheiros peritos, que possuem mais de 30 anos de experiência em C.F.T.V. de qualquer porte ou tecnologia.


Especificamente para a área portuária, temos vasta experiência nas regulamentações envolvidas (veja o artigo neste link: "Sistemas Eletrônicos Para Regimes Alfandegários Especiais - Uma Expertise Peniel Segurança Eletrônica"). Mas seja qual for a sua necessidade de segurança eletrônica, solicite (sem compromisso) a visita de um de nossos consultores técnicos. Ele irá até seu condomínio ou empresa para compreender melhor a sua situação e para ofertar a melhor solução para o seu caso. Para isso, entre imediatamente em contato conosco.


1.133 visualizações
bottom of page