top of page

Vantagens do Uso de Câmeras IP

  • Foto do escritor: Peniel Segurança Eletrônica - Mais de 30 anos Tornando sua Vida mais Segura
    Peniel Segurança Eletrônica - Mais de 30 anos Tornando sua Vida mais Segura
  • 6 de jan.
  • 4 min de leitura

Observando o mercado mundial de CFTV, vislumbramos uma tendência clara dos fabricantes em concentrar os principais lançamentos tecnológicos relativos às câmeras nas linhas cuja comunicação é feita via IP.


A cada dia vemos mais lançamentos de câmeras com novos recursos diferentes e inovadores, e em sua maioria, estes recursos são apenas integrados às câmereras IP. Como exemplos destes recursos temos os seguintes:


Ferramentas de análise de vídeo por Inteligência Artificial integrada a câmera


Os recursos de inteligência artificial embarcados em câmeras permitem uma maior agilidade de processamento do sistema como um todo e um menor custo de hardware para os gerenciadores, além de serem soluções menos onerosas e mais eficientes, quando comparadas as soluções via software.




Altas resoluções


Resoluções maiores permitem que uma mesma câmera cubra áreas mais amplas com qualidade igual a de uma câmera de menor resolução que cobre uma menor área específicamente determinada (conforme apresentado acima).

Também permitem visualização em maior profundidade e distância, quando utilizadas com lentes mais fechadas.



Filtros e luzes para melhor visão noturna


Recursos de filtros e de uso de espectros de frequência de luz visivel permitem imagens melhores em condições adversas de iluminação ou de ausência de luz natural.


Câmeras com leitura térmica


Há difererentes modelos: para localização de pessoas ocultas em áreas ou pela escuridão; para verificação de temperatura corporal; ou ainda em usos industriais para visualização de temperatura de equipamentos por exemplo.



Lentes especiais para aproveitar melhor os pixels na área de interesse


O uso de lentes adequadas proporcionam um projeto de CFTV com maior eficiência. Em uma câmera, a resolução é fixa (número total de pixels é fixo). De acordo com a lente se opta por imagens mais "abertas", com menor uso de pixels na descrição de objetos, ou mais fechadas, permitindo uma maior distância do objeto observado e um maior detalhamento pela concentração dos pixels.

Assim, a lente certa  permite focar nas mais diferentes áreas de interesse concentrando os pixels de forma a um melhor aproveitamento da resolução da câmera, o que é util especialmente quando integradas a soluções de análise por I.A. (leitura de placa, deslocamento de objeto, reconhecimento facial, dentre outros). Por outro lado, uma lente mais fechada permite instalar uma câmera distante observando a mesma área de interesse que uma câmera próxima veria, e com a mesma resolução ou ainda maior. Isto é útil quando a instalação próxima é considerada inviável.



Câmeras Antivandalismo IK10 e alta vedação a água IP67


Câmeras IP com certificação IK10 são câmeras projetadas estruturalmente para resistir a impactos de 20 joules, o que equivale ao impacto de uma bola de 5KG solta a uma altura de 40 cm da superfície de impacto. São perfeitas para instalação em locais em que ficam sujeitas a vandalismos.

Já a certificação IP67 é atribuida a uma câmera que possui vedação total contra a entrada de poeira e resiste à imersão temporária em água (até 1m profundidade por até 30 minutos).


Câmera anti explosão para instalação em ambientes potencialmente explosivos


Para cada necessidade especial no uso de câmeras de CFTV tem sido desenvolvidas soluções adequadas para atender a esta referida necessidade. Mas, na grande maioria das vezes, estas soluções se limitam as câmeras IP.


E isto tem um motivo fácil de entender. Estes recursos são utilizados em sistemas que necessariamente são de alto desempenho e arquitetura diversificada. Quanto ao desempenho, câmeras IP transmitem sinais digitais que, ou são recebidos ou não são. Não há meio termo. Ou a imagem chega perfeita ou o sinal não é recebido. Nada de imagens com interferências (ruídos), distorções ou perda de qualidade na transmissão (trecho entre a saída da câmera e a entrada do equipamento que gerencia a imagem).

Quanto a arquitetura diversificada, câmeras IP, da mesma forma que as câmeras convencionais (AHD, CVI, TVI ou CVBS), também podem ser transmitidas por cabos metálicos. No entanto, a arquitetura é diferente, assim como os cabos (uso de cabos UTP), pois utilizam redes, as mesmas da informática, e como as tais redes de informática, as redes de CFTV IP também podem ser instaladas por cabos metálicos.

Há uma ampla gama de opções de vias de comunicação para câmeras IP

Mas estas câmeras não se limitam a este meio de transmissão por cabo metálico. Qualquer solução para rede de informática pode ser utilizada para as câmeras IP (WiFi, transmissão de longa distância por sinal de rádio, fibras ópticas e mesmo integrando-as individualmente a Internet, porém sendo recebidas todas em um mesmo gerenciador).


Até há pouco estas câmeras, devido aos seus custos, estavam limitadas a grandes projetos, muitas vezes de governos ou grandes empresas. Com o tempo, seu custo foi reduzindo, e hoje são muito utilizadas até em condomínios e residências.



Porém, para um perfeito funcionamento das câmeras IP, é essencial o projeto e implantação de uma rede adequada. Para mais informações leia o artigo (basta clicar no link): A eliminação de "gargalos" é essencial para a otimização de redes e conexões a internet.


Solicite a visita, sem compromisso, de um de nossos consultores:


Aproveite e conheça nossa Nova Central de Monitoramento 24h Peniel:



Comentários


bottom of page